sábado, 2 de janeiro de 2010

Janelas


JANELAS


                 Quem na infância nunca brigou para ir na JANELA de um carro? Pois é... criança tem disso mesmo, quer sempre ir na JANELA! Andar no carro olhando o mundo de perto era sempre muito mais interessante. Recordo-me que meu pai levava toda noite os cinco filhos para passear em seu carro. Ficávamos muito felizes e esse era o termo utilizado por mim e por meus irmãos: passear! O passeio era nada mais, nada menos, que uma volta pela cidade de Teresina da década de 80, as paisagens não diferenciavam muito, mas o bom mesmo era conseguir ir na JANELA, meus pais inventaram até uma norma para disciplinar a ocupação do lugar na JANELA do carro. No calor de Teresina, ir na JANELA era tudo de bom, o vento era sempre mais intenso e as paisagens pareciam ficar bem mais próximas de nossos pequeninos olhos.
               Outro dia desses estava poeticamente pensando a respeito do vocábulo JANELA, e analisando o signo a que esse termo remete, observei que é por demais interessante, lembrei da moça feia de Chico Buarque que ficava na JANELA só pra ver a banda passar, recordei da casa de fazenda de meus avós, o famoso sítio BOM GOSTO, que com seus 11 quartos, 3 salas, 4 cozinhas e uma varanda de encher os olhos, deve possuir pelos menos 20 JANELAS, ah... quantas coisas passaram daquelas JANELAS, ás vezes, até pulava a JANELA, a que dava para a lateral da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, só pra esconder-se no seu quintal. Lembrei também da janela lateral do quarto de dormir de Flávio Venturini, ele vê um sinal de glória e um vôo de um pássaro, que magnífico, não? E o Gilberto Gil? Que vive impressionado em uma musa chamada de“ela” que vive esperando na janela. O Rei Roberto Carlos vive dizendo que da JANELA ele pode ver a liberdade da estrada e seus pensamentos voam livres, essa JANELA do rei é muito chique mesmo! E nos filmes? Sempre tem uma fofoqueira que vive na JANELA, afinal, é da JANELA que se vê o mundo passar...
               Depois que eu cresci, veio uma criatura com o nome de Bill Gates e inventou um tal de WINDOWS, lembro que a primeira vez que escutei esse nome “WINDOWS”, achei por demais poético e surreal, pensei até que era um poeta! Bom, poeta eu não sei se ele é, mas sua invenção é por demais poética, nessas JANELAS americanizadas a gente pode tudo, pode até ser poeta! Se eu ainda fosse criança, pensaria egoisticamente o seguinte: Oba! Agora inventaram uma janela só pra mim!Agora todo mundo pode passear na JANELA. Risos ... Imagino que as fofoqueiras de plantão adoraram essas novas JANELAS com nome americanizado, agora, elas terão muitas novidades! E a moça feia de Chico, ficou muito mais bonita, agora tem tanta banda tocando pra ela que vocês nem imaginam! E o Gil, não precisa nem ir mais na casa da musa, a janela dela está dentro da casa dele! Dizem por aí, que todo mundo anda pulando a JANELA e brincando de esconde-esconde, pode? E o REI? Agora seus pensamentos ficaram mais livres do que nunca, existe até uma estrada da informação só para seus pensamentos passarem, rei é rei!Quem duvida do poder de uma janela? Hoje todo mundo tem uma JANELA, ops... um WINDOWS, e eu? Já não brigo mais por um lugar na JANELA, simplesmente trabalho olhando pra JANELA, as pessoas falam comigo pela JANELA, estudo por meio de uma JANELA. Meus amigos, eles vivem deixando cartas na minha JANELA, que maravilha!Ah... são tantas JANELAS que parece até que vivo eternamente na encantada casa de meus avós ! Sinto muito Chico, nem toda moça que vive na JANELA é feia, risos... moça feia eu nunca fui e nem nunca serei, apesar de viver na JANELA. Valei-me, meu Deus! Será que virei fofoqueira? Ou será que estou virando criança outra vez? Mas, eu prefiro ser “ELA”, a musa de Gilberto, que vive esperando na JANELA, repleta de pensamentos livres pela estrada da informação iguaizinhos aos do rei Roberto Carlos! Salve, salve o WINDOWS! Salve essas tal de "JANELAS"!

Adriana Simeão Ferrreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário